Alianças de Casamento: Qual escolher?

O casamento é um momento único repleto de diversos momentos nos quais devemos pensar para que tudo saia perfeito. Ou seja, os noivos e profissionais contratados precisam pensar em tudo, mas principalmente nos detalhes que ganham destaque na cerimônia.

Entre esses detalhes, com certeza um dos principais são as Alianças de Casamento, algo bastante simbólico. Então, confira tudo sobre para que não restem dúvidas e possa escolher o modelo ideal com base em inspirações que reunimos:

1. A primeira dúvida recorrente sobre a Aliança de casamento é o seu material. Sobre isso, o mais indicado e também seguido é que sejam escolhidas alianças de ouro.

2. Mas claro, apesar de ser a opção mais tradicional, é algo que pode ser ajustado de acordo com o desejo dos noivos, além da questão financeira pois os modelos em ouro tender a ser mais caros também.

3. Vale ainda entender a razão pela qual essa se tornou uma tradição. A verdade é que o ouro é um material nobre, e por esse motivo acabou se tornando um material a altura dos casamentos, evidenciando a importância dos mesmos.





4. Isso sem contar que a própria cor dourada já conta com representações bem positivas, simbolizando a riqueza, prosperidade, luz e fertilidade, pontos que são desejados para a união.

5. A aliança de casamento deve ser colocada diretamente na mão esquerda, no dedo anelar. Essa é uma outra tradição que existe há muito tempo, uma vez que havia a crença de que havia uma veia ligando esse dedo esquerdo com o coração.

6. E como há muitos modelos, a nossa sugestão é que certo tempo antes do casamento já comece a pesquisa sobre eles. Assim, pelo menos 3 meses antes da cerimônia já terá tudo certo.

7. Essa é uma forma de evitar contratempos, principalmente porque quanto mais próximo estiver do casamento, mais detalhes podem surgir para serem resolvidos, usando muito do seu tempo.





8. E se a sua dúvida é também com relação aos valores, nossa sugestão é que primeiro decida o material e modelo para depois ter uma média de preço, pois esses detalhes influenciam bastante no quanto vai pagar.

9. Por exemplo, alguns modelos mais simples e menos nobres podem ser encontrados por cerca de R$1.500 para o par de alianças, mas é claro, não será uma grande jóia.

10. Outros, mais rebuscados, com pedras mais caras e de ouro, também podem ser achados por valor superior a R$15.000. Ou seja, o seu padrão vai influenciar bastante nisso.





11. A boa notícia é que até os modelos mais clássicos ganham espaço nesse mercado, sendo simples de serem encontrados e, em meio a sua delicadeza, tendo um visual lindo e minimalista.

12. Porém, quem busca uma aliança mais grossa e melhor trabalhada, também pode encontrar. O ideal é que os noivos cheguem a um consenso sobre para pensar em um modelo que agrade a ambos.

13. Substituindo os modelos de ouro, muitas pessoas optam pelas alianças de ouro antigo, material também dourado e muito bonito que tende a custar 90% menos que o material mais nobre.

14. Já outras, optam por investir um pouco mais e além da aliança em 18k, incluem também pedrarias na aliança, sobretudo na feminina. No caso da inspiração abaixo, foram utilizadas esmeraldas.





15. Mas voltando a falar da aliança de moeda antiga, saiba que além de econômica também conta com benefícios interessante, não sendo um material ruim para usos prolongados.

16. Entre seus principais pontos positivos, podemos evidenciar que ela não descasca ou desbota, além de poder ser polida sempre que sinta uma necessidade de ajuste.

17. Uma informação curiosa e interessante que você pode não saber é que tradicionalmente os padrinhos se responsabilizam pela compra de alianças, bancando todos os custos da mesma a partir da divisão entre si.

18. No entanto, isso tem sido cada vez menos realizado e os próprios noivos tendem a arcar com esses custos. Em alguns casos, apenas o noivo se responsabiliza pela compra como uma forma de surpreender a noiva.

19. Mas independente de tradições e tendências, é claro que o mais importante é aproveitar esse momento e se atentar para que tudo saia conforme o planejado, se tornando um dia positivamente marcado na memória.

20. E claro, esperamos que tenha gostado desse post e que a gente tenha te ajudado com ele para ver sugestões e saber mais sobre as alianças que são tão importantes para marcar o momento em questão.

Em: Cerimônia,
2023.10.21