Chá bar: Vale a pena fazer?

O casamento representa um grande passo na relação a dois, mas é claro que isso acaba envolvendo também as pessoas mais próximas do casal, como amigos e familiares que tendem a participar do momento de diversas maneiras.

Nesse sentido, uma boa opção para reunir as pessoas e celebrar, além de ganhar alguns presentes que podem ser bem úteis, é o Chá bar. Para entender mais sobre o evento e como organizá-lo da melhor maneira, siga conferindo:

O que é um Chá bar?

Mais voltado para o casal e seus amigos, o Chá bar costuma ser uma reunião entre eles para momentos de diversão antes do casamento, aliviando a tensão que é comum conforme vai chegando o evento e os noivos já estão muito ansiosos.

É comum também que esse Chá seja organizado pelos próprios amigos como uma surpresa para o casal, sendo uma boa maneira de demonstrar apoio diante da nova fase, onde ter com quem contar faz toda a diferença.

Quais são os benefícios do Chá bar?

Apesar da realização do evento dividir opiniões por alguns casais acharem que envolve muitos gastos e acaba acarretando em mais preocupações, há muitos benefícios que podem se ressaltados para te mostrar que o chá bar realmente pode valer a pena.

Diante disso, o primeiro ponto positivo é a possibilidade de reunir os amigos para um momento de descontração, englobando os mais diversos nichos de amizade em um único evento e até mesmo fazendo com que todos possam se conhecer antes do dia da cerimônia.





Além da diversão, o Chá bar acaba fazendo com que tenhamos mais presentes, voltados em específico para itens que ajudam na montagem do bar, caso a casa passe a ter um, bem como copos, acessórios para drinks, tábuas para frios, dentre outros possíveis mimos.

Como o evento será realizado com as pessoas mais próximas mesmo, não haverá nada de errado caso faça uma lista simples de possíveis itens que deseja ganhar.

Qual a diferença entre Chá bar e chá de cozinha?

Entre tantos eventos que acontecem nos meses que antecedem o casamento, é comum que tenhamos até mesmo dúvida sobre o que os diferenciam, conforme acontece com o Chá bar e o Chá de cozinha.

Na prática, vemos que há mais de uma diferença, pois enquanto o chá de cozinha tende a ser mais voltado para os familiares, o  chá bar é mais específico para os amigos, ainda que você possa mesclar sua lista de convidados em ambos os casos, se desejar.

Outro ponto é que o chá de cozinha é mais voltado para a presença de mulheres, havendo presentes especificamente ligados à cozinha, como panelas, panos de prato, pratos, copos, talheres, dentre outros.

Enquanto isso, o chá bar engloba todos os gêneros e está ligado, em sua maioria, a presentes como bebidas e itens diversos para drinks.





O que servir de comida em um Chá bar?

A ideia é que o chá bar siga uma ideia similar a boteco, então pode marcar o evento já para o final da tarde e focar em servir petiscos e salgadinhos, sem que necessariamente haja uma refeição como almoço.

Nesse sentido, algumas dicas do que servir são as seguintes:

  • Coxinha;
  • Quibe;
  • Dadinho de tapioca;
  • Espetinho;
  • Pastel;
  • Amendoim;
  • Batata frita;
  • Iscas de frango;
  • Mini hamburguer;
  • Frios.

Já no que se refere às bebidas, pode pensar em drinks criativas ou focar mais nas cervejas, podendo pedir para que cada convidado leve algo para ajudar caso perceba a necessidade.

Quanto tempo antes fazer o Chá bar?

O ideal é que o Chá bar seja feito mais ou menos dois meses antes do casamento, pois após isso os noivos já devem passar a pensar naquilo que será preciso comprar e focar mais na montagem da casa e mudança, o que é comum junto ao casamento.

Além disso, quanto mais perto do casamento, mais demandas podem surgir. Então, para o último mês da contagem regressiva o ideal é que se programe para que esteja mais livre.





2024.02.21